DevOps vs Cloud Arquitect

Com o avanço da tecnologia, surgiram novas profissões capazes de projetar e trabalhar em ambientes virtuais complexos. Nos últimos anos, o mercado tem visto um aumento significativo na demanda por profissionais especializados em DevOps e cloud arquitect. Embora essas duas funções possam parecer semelhantes à primeira vista, elas têm características e responsabilidades distintas. Neste artigo, iremos realçar algumas das principais diferenças entre as áreas supracitadas, mas antes, nada melhor do que compreender o papel de cada uma delas.

Cloud Arquitect é o profissional responsável por projetar e construir soluções em computação em nuvem para atender as necessidades em um ambiente empresarial. Têm um profundo conhecimento das plataformas de computação em nuvem, como AWS, Azure e Google cloud e mais, são responsáveis por criar arquiteturas escaláveis, e seguras em nuvem.

Tem como principais responsabilidades:

  • Desenvolver a arquitetura de soluções de computação em nuvem;
  • Projetar e implementar uma estratégia geral de nuvem na organização;
  • Determinar quais serviços e infraestrutura em nuvem devem ser usados;
  • Trabalhar com segurança e conformidade, para garantir que a infraestrutura em nuvem atenda a todos os regulamentos e padrões;
  • Foco na arquitetura em geral e no design do ambiente de nuvem;

DevOps é o profissional que busca integrar o desenvolvimento (Dev) de software com a operação (Ops) de sistemas. O principal objetivo de um DevOps é acelerar o desenvolvimento e a entrega de produtos de software por meio da automação de processos, equipas multifuncionais, e a melhoria contínua. Existem algumas ferramentas que os auxiliam em todo ciclo de desenvolvimento até a etapa de implantação e monitoramento como dockers, Git, Kubernetes, CI/CD e mais.

Tem como principais responsabilidades:

  • Implementar e manter ferramentas e processos que apoiam a colaboração e a comunicação entre as equipas de desenvolvimento e operações;
  • Automatizar a implantação e o dimensionamento de aplicativos na nuvem;
  • Monitorar o desempenho e a estabilidade de aplicativos na nuvem;
  • Focar na automação e gerenciamento do ambiente de nuvem;

De forma a padronizar e simplificar o ciclo de trabalho de um DevOps, há uma sequência de etapas pelas quais todas as tarefas devem percorrer:

  1. Planeamento;
  2. Codificação;
  3. Construção;
  4. Teste;
  5. Lançamento;
  6. Implementação;
  7. Monitoramento;

Sendo assim, quais são na verdade as principais diferenças entre essas áreas?

A principal diferença está na abordagem e foco. O DevOps está mais relacionado aos processos e práticas que visam integrar as equipas de desenvolvimentos e operações, promovendo a colaboração e a automação para acelerar a entrega de softwares de forma consistente e confiável. Por outro lado, um cloud arquitect concentra-se na arquitetura de sistemas na nuvem, otimização de recursos e infraestrutura para operar em um ambiente de nuvem.

Enquanto um DevOps se preocupa com processos e cultura organizacional, o cloud arquitect está mais ligado a concepção técnica e design dos sistemas que funcionam na nuvem. Ambas são essenciais para empresas que buscam inovar rapidamente, escalando suas operações de forma eficiente e segura.

×